top of page

HOSPITAL PIEDADE RECEBE NOVO TOMÓGRAFO

Atualizado: 8 de dez. de 2022

O equipamento para exames de Tomografia Computadorizada já está sendo instalado nas dependências do Hospital

Teve início esta semana processo de instalação do novo aparelho de Tomografia Computadorizada do Hospital Piedade. O equipamento irá ocupar um espaço próprio nas dependências da instituição.


A área possui 56m² passou por adequações técnicas de alvenaria e elétrica para que o aparelho possa ser instalado e operado com total eficiência e segurança, além dos requisitos necessários de acordo com as normas vigentes de Vigilância Sanitária.


O aparelho, doado pela Secretaria de Estado da Saúde no início deste ano (2022), chegou às dependências do Hospital no último dia 05/12 e já está sendo montado e preparado para a instalação no decorrer deste mês de Dezembro.

A previsão é que os exames com o novo equipamento tenham início em 09 de janeiro de 2023.


O EQUIPAMENTO

O aparelho de Tomografia Computadorizada é um equipamento da IMEX MEDICAL GROUP, líder nacional no segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde.

O Tomógrafo é um modelo “Multi-Slice” de 16 canais (o atual aparelho conta com apenas 02), o que proporciona exames de melhor qualidade (por captar mais camadas do corpo), precisão, rapidez e menor incidência de radiação ao paciente; ou seja, exames mais seguros. O equipamento também possibilitará a realização de exames mais específicos e complexos, que antes não eram possíveis de serem realizados.


PARA QUE SERVE A TOMOGRAFIA

A tomografia é utilizada para identificar e avaliar a extensão do tumor e confirmar ou afastar a presença de metástases. Além disso, o aparelho também é usado para guiar procedimentos pouco invasivos, como aqueles realizados por meio de biópsias, por exemplo.

No entanto, não são apenas tumores cancerígenos que a tomografia ajuda a detectar. Ela também permite investigar lesões ortopédicas e doenças como acidente vascular cerebral, embolia pulmonar, aneurisma, por exemplo. Além disso, alguns sinais de alerta que o corpo emite, como hemorragias, aneurismas, edemas cerebrais, derrames e até infartos, também podem ser detectados com o exame.

Isso é possível justamente graças à possibilidade da tomografia radiografar o corpo em diversos ângulos. Com ela, é possível verificar pulmão, cérebro, ossos, fígado, pâncreas, rim, útero e ovários, por exemplo.


COMO O EXAME É REALIZADO

No exame de tomografia, o paciente deita em uma mesa móvel que desliza por uma espécie de túnel para dentro do aparelho. Quando ele adentra na máquina, os detectores de raios X são acionados, captando imagens de diversas partes do corpo e de diversos ângulos.

As imagens obtidas expõem os órgãos internos como se o organismo tivesse sido cortado em fatias. Essas “fatias”, quando reagrupadas pelo computador, permitem uma visão tridimensional e muito mais detalhada do interior.

Além disso, os exames de tomografia dividem as imagens em cores para facilitar a interpretação e chamar a atenção para alterações nas estruturas do corpo. Elas aparecem em escalas de cinza, a chamada escala Hounsfield.


COMO SERÁ O ATENDIMENTO

De acordo com a administração do Hospital Piedade, o novo equipamento de tomografia será utilizado no atendimento das demandas do SUS, convênios e particular.

O agendamento dos exames de tomografia, assim como outros, será realizado mediante solicitação médica.


Comentários


bottom of page